Ser terapeuta é uma arte…
Quando ouvi isto entendi porque eu já me via terapeuta antes de estudar para tal função… e acabei aprimorando através dos estudos das terapias sistêmicas, a arte de lidar com pessoas que eu havia adquirido com a arquitetura para levar pessoas mais adiante.
Antes de ser arquiteta, ou terapeuta, ou qualquer outra função que nos propomos a fazer na vida, precisamos entender que somos humanos e estamos lidando com as dores de outros seres humanos.
Ah Ana, mas pra fazer projeto não tem dor, projeto é tudo lindo, só alegria!! Aí é que está o engano… quando um cliente não sabe o que quer nem do que precisa de verdade, é a coisa mais difícil o projeto. Parece que você nunca acerta… mas como eu comecei a acertar então?
Não só para a arquitetura, mas para todas as outras áreas, o segredo é olhar para a pessoa, e não para o produto. Entender de pessoas se faz cada vez mais necessário neste mundo líquido onde produtos são renovados todos os dias.
Porém pessoas não são produtos… É preciso olhar para cada ser como único e especial, com empatia, e amor, sabendo que por mais inteligência e sabedoria que possamos ter, diante de um ser humano devemos ser apenas humanos.
Ana Carvalho
Arquiteta Sistêmica, Consteladora Familiar, e criadora do canal Arquitetando Vidas.