Hoje quero que você reflita sobre uma coisa importante….
Qual é o seu lugar no mundo? Onde você mora? Qual a relação que você tem com o lugar onde você vive?
Como arquiteta e terapeuta, posso te dizer que temos várias moradas, em diferentes níveis de compreensão…. nossa primeira casa, o lugar onde começamos a existir, foi o útero da nossa mãe. Depois vem o lar, a casa onde nascemos, crescemos e aprendemos a viver, onde foi nossa primeira experiência fora do útero…. e em todas estas experiências “aqui fora” vamos tentar reproduzir aquele primeiro lugar de existência.
Dependendo da forma que enxergamos ou nos expressamos no nosso lar, ou como fomos “acolhidos” neste mundo, nosso lugar pode ser acolhedor ou hostil, pode ser quentinho ou gelado…. gostoso ou complicado… .
A percepção está em nós… na forma que reagimos ao ambiente onde estamos, a partir das sensações que trazemos em nós… posso te dizer, depois de muitas experiências, que seu lar está dentro de você e você sempre pode voltar pra ele.
Você sempre pode criar e recriar o seu útero, pode ser a mãe da sua criança e te dar o melhor lugar no mundo.
Quando acordei dei de cara com esta foto… ali eu estava em casa… do outro lado do mundo, porém mais acolhida e satisfeita como eu nunca pude imaginar… ali eu pertencia, fazia parte da paisagem, poderia passar a vida naquele lugar porque eu estava inteira, preenchida, realizando um sonho que eu trabalhei e vivi por ele. Ali eu sabia que também era o meu lar. .
Este poder de transformar lugares em lares está dentro de nós. E se você ainda não encontrou o seu lugar no mundo, chegou a hora…
Tenho ajudado muitas pessoas com a junção da arquitetura com a terapia sistêmica, e os resultados são incríveis!
Ana Carvalho
Arquiteta Sistêmica e Consteladora Familiar, criadora do canal Arquitetando Vidas.